Se você está aqui, é por que provavelmente está em dúvida sobre qual é a diferença entre software livre x software pago, certo?

Saiba que você não está sozinho. Essa dúvida é muito comum entre a maioria das pessoas interessadas em informática para concursos.

Por isso, decidi te ajudar neste quesito com a seguinte ideia: lhe dar as informações que você precisa saber, tendo em vista as principais diferenças destes dois, para que você posa usar esse conhecimento nos seus concursos públicos.

Código fonte

A primeira coisa a entender entre os dois, é a diferença que no código de fonte.

O código de fonte do software livre é o código aberto, enquanto o do software de proprietário tem o código de fonte fechado.

Mas como assim? O que é o código fonte?

Para explicar, vamos fazer uma breve ilustração: imagine que alguém chegue em sua casa, e lhe pede para comer um salmão com crosta de pão, no molho de maracujá.

Você sabendo cozinhar, não será difícil fazer. Tudo o que você precisa é da receita, que ele vai lhe dar, e você conseguirá fazer facilmente.

Tendo este conhecimento, você poderia até mesmo modificar este prato, para melhor se adequar as suas necessidades e a dele. Se um de vocês tem algum tipo de intolerância aos ingredientes, você poderia saber o que fazer.

Por outro lado, e se você não souber cozinhar? Ele pode lhe pedir para fazer, e você não conseguirá, mesmo com a receita. Para você aquela receita vai parecer até mesmo um texto escrito em outro idioma.

Tendo em mente essa ilustração, podemos entender que o código fonte é como se fosse a receita que vai gerar o “prato” (ou seja, o software).

Código de fonte aberto x fechado.

O código de fonte aberto quer dizer que ele está disponível para que você possa estudar, e modificar, podendo adaptar as suas necessidades. Mas é claro, você deve ter algum conhecimento em programação, do contrário, vai ser como no exemplo da receita. Vai parecer outro idioma para você.

O código de fonte fechado, por outro lado, quer dizer que ele não está disponível para quaisquer alterações.

Livre = grátis, proprietário = pago, Será mesmo, é isso?

O software livre não quer dizer necessariamente que ele grátis, e do mesmo jeito, o software de proprietário não quer dizer que este é pago.

A diferença entre os dois estão no código fonte, mas a verdade é que ambos podem ser pagos ou livres, dependendo do programa e do desenvolvedor.

O Libreoffice por exemplo, é um software livre e grátis que cai em muitas provas de concursos públicos.

Esse assunto é, na verdade um dos que mais entram em provas de concursos públicos.

Sempre que precisar de ajuda, volte por aqui, pois a sua dúvida provavelmente será respondida aqui. Você tem muito a aprender usando a informática para concursos.

Agora que você já sabe a diferença entre software livre e software pago, não deixe de estudar este assunto. Lhe damos aqui tudo o que você precisa saber sobre ele. Então, não esqueça de usar sempre.

Instagram: @carlosviana_

Facebook: professorcarlosviana

Youtube: profcarlosviana

Instagram: @carlosviana_

Facebook: professorcarlosviana

Youtube: profcarlosviana

 

COMENTE PELO SITE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *